9.20.2014

Seia perde em todos os parâmetros económicos na comparação com os vizinhos

Oliveira e Seia têm praticamente a mesma população REAL.

Há muita gente que continua registada residindo em Seia e que já cá não mora há anos. Mas continua a constar nos Census 2011 e estimativas seguintes, que são feitas a partir dessa base de dados.

Seia sempre teve mais gente, mas como a queda demográfica tem sido muito mais acentuada em Seia do que em Oliveira, neste momento devem estar empatadas ou até já com ligeira vantagem para Oliveira.


Acontece que a dívida de Seia é 6,5 vezes maior que a de Oliveira.
Oliveira devolve impostos aos seus cidadãos e num valor dos mais elevados do país. Índice 82,5.
Seia não devolve nada e cobra tudo no máximo. IRS, IMI e Derrama.
Um cidadão Oliveirense paga a factura da água (incluindo os resíduos) com um desconto de 40% relativamente a um cidadão Senense.
Oliveira apresenta um índice de captação de empresas que é 6 vezes maior que o de Seia. Quer isto dizer que por cada empresa que se instala em Seia, instalam-se 6 em Oliveira.

Conjugando estes dados com os factos de em Mangualde e Nelas se passar aproximadamente o mesmo cenário comparativo, acrescido ao facto de que em Mangualde e Nelas se paga muito melhor do que em Seia forçosamente teremos que chegar à conclusão de que, a manter-se a situação actual, dentro de poucos anos Seia constituir-se-á como um manancial de mão de obra para os concelhos vizinhos.