2.19.2014

A irresponsabilidade, a inconsciência e a selvajaria

Portugal vive um período de irresponsabilidade, de inconsciência e de selvajaria
E já não sou só eu quem o afirma. Vários comentadores políticos que sempre defenderam o liberalismo puro e duro começam a duvidar publicamente das receitas do capitalismo selvagem. Porque elas estão claramente a conduzir - apesar de toda a propaganda diária em contrário - ao suicídio de todo um povo e concomitantemente das empresas e do capital que tais ideólogos têm como único e divino objectivo aumentar. Exponencialmente.


Ora isto assusta-me. Não estou habituado a que subitamente tantas vozes comprometidas com o culto dos "mercados" e com o servilismo cego ao dinheiro de sangue comecem a convergir e a ver o que sempre foi claro para mim e para mais alguns. Embora não muitos. 


Para pormos as contas em ordem já se mataram dezenas de milhares de portugueses e se atiraram fora outros tantos. E continuam a matar-se e continuam a expulsar-se cada vez mais. Os números finais do êxodo e do genocídio só se conhecerão com rigor daqui a 20 anos. Alguém cá estará para fazer as contas da Indignidade Portuguesa. 
Estamos a matar todo um povo rapidamente. E, apesar disso, as contas continuam fora de ordem. Cada vez mais.


Mas isto é do mais estúpido que se pode imaginar. Forçar rapidamente todo um povo ao mais negro empobrecimento até à depressão colectiva e, ainda por cima, inutilmente - apenas para se lhe vender mais uns milhões de dívida pública que será paga a peso do ouro que já vendemos para podermos continuar a comer e sobreviver mais uns meses... é literalmente estúpido. Tanto para quem sofre e morre, como - sobretudo - para quem desta forma deliberada decide massacrar o seu povo. Porque em algum ponto o "ai aguenta, aguenta" não aguentará mais. Não há esforços infinitos. Não é possível chacinar e desmoralizar 9 milhões de pessoas, mesmo que sejam as mais desprotegidas intelectualmente de toda a europa.


O cérebro pode não exigir muito à maioria dos portugueses mas os estômagos e os filhos, sim.
E parece que finalmente os analistas dos mais variados quadrantes começam a convergir nesta conclusão obrigatória. Embora tardia. Muito tardia.


Já só mesmo as direcções dos partidos do poder continuam a defender o que até para o FMI se revela indefensável, como mostra o seu relatório de hoje. 
A fraude está aí, desmascarada. Toda a propaganda dos últimos dois meses é pronunciada falsa. Como todos os não distraídos sabiam, não há reformas nenhumas, não há milagre nenhum. Há um povo doente que tem desemprego e fome... e os sofre para nada. Ou quase nada.


Mas pelo menos, quem ouve os programas de debate aberto na rádio e os vê nas tvs por cabo percebe que o povo que neles participa não se deixa enganar mais. 


O que é que se está a passar? Este povo estará finalmente a adquirir alguma réstea de consciência cívica e de espírito crítico?