8.17.2013

2000 LIKES para o Notícias de Seia


Faltam menos de 300...

Partilhem esta imagem com as V. redes sociais que tenham a ver com o Concelho de Seia. 
E Cliquem GOSTO na nossa página oficial: www.facebook.com/noticiasdeseia.
 
Quantos mais, mais força temos. 



Vamos DEFENDER a nossa TERRA - SEIA, a Raínha da SERRA da Estrela - e todo o nosso CONCELHO.

O CISE necessita visibilidade URGENTEMENTE!


José Conde (CISE) fala sobre  "Aldeias de... por JoaoTillyAudioVisuais


O CISE não tem que organizar caminhadas nem festarolas nem porcos no espeto. 
O CISE anda à deriva. Ninguém sabe o que fazer com ele. A verdade é esta.
O CISE é uma Entidade Científica que tem que trabalhar e investigar para poder mostrar ao visitante a biodiversidade e a geomorfologia da Serra da Estrela. O que até fará - já vi o trabalho do Zé Conde que é notável.
Mas porventura com pouco impacto porque simplesmente não é visitado com a frequência que devia. Falta-lhe - como a quase tudo no nosso Concelho - visibilidade e notoriedade.

Cobertura aérea de Seia = Zero pelo 5º ano consecutivo


Volta na Luis Vaz de Camões e Helicóptero... por JoaoTillyAudioVisuais


Aqui se prova que o helicóptero que transportava a câmara aérea esteve sempre a acompanhar os atletas enquanto atravessavam Seia. Se não se viu uma única imagem aérea (nem outra) de Seia foi porque o realizador não quis.

Os cidadãos não têm que servir a Política. É exactamente ao contrário

Se há coisas com as quais estou de acordo com o candidato da coligação PSD/CDS candidato à CM Seia, nomeadamente quando refere o pouco ou nada que se tem feito, desde sempre, na promoção turística da nossa Terra, relativamente à mensagem principal (e única) que ele difunde no seu site não posso estar em maior desacordo.

NÃO É A POLÍTICA quem precisa de gente ou de ideias novas, como defende no seu site agora activado. São as POPULAÇÕES quem precisa de novas ideias, ou que se aposte, pelo menos, nas muitas que já existem e que jazem, há anos, no fundo das gavetas. 

NÃO É A POLÍTICA que precisa das pessoas para ser servida. É exactamente ao contrário. São as pessoas que DEVEM SER SERVIDAS pela política (= estratégias de desenvolvimento) para que as suas Terras progridam em vez de regredirem e despovoarem. 

Este snobismo (pelo menos aparente) na forma como vê as coisas aparelhisticamente será mortal para este candidato.
Numa curta edição de 2 minutos do seu discurso de apresentação, o candidato refere por 2 vezes que é professor universitário. Não consegue libertar-se destas correntes. E por isso não voará.

Como já dizia e desenhava Raphael Bordalo Pinheiro, a política pela política não é mais que uma porca. Esta porca - a política do seu tempo e de agora - é a maior responsável pelo atraso, pelo banditismo, pela corrupção generalizada, pelo continuado assalto aos cofres da Nação e pela ascenção social dos mais medíocres de entre os que servem de tapete aos seus superiores hierárquicos.
A política pela política é tão porca e miserável como quem a usa para conseguir objectivos pessoais na vida. 

É justamente essa visão distorcida e maniqueísta (política feita por gente "nova" é boa; mas se for feita por gente "não nova" é má) aquela que é perfilhada pelos desgraçados dos nossos governantes actuais que continuam - consciente e metodicamente - a liquidar este povo.

Restaurante Cabeço das Fragas.


Na Sra do Espinheiro - Estrada da Torre entre Seia e Sabugueiro - inaugurou hoje o Restaurante Cabeço das Fragas.
Direccionado a um público da classe média-alta, o chef Magalhães assegura que "a nossa carne corta-se à colher", para ilustrar que se trata de um restaurante de Qualidade Superior que, por isso mesmo, não faz concorrência a nenhum dos existentes na região.

O turista e o senense não devem, no entanto, esperar pagar nenhuma exorbitância no Cabeço das Fragas, apesar da alta qualidade disponível tanto no design (da autoria de Paulo Duque - Riscus) como na própria gastronomia (Chef Magalhães).

O Restaurante abriu hoje e dispõe de uma sala de luxo e de uma esplanada com uma vista indescritível.

Assumindo-se claramente como uma nova oferta direccionada tanto aos senenses como aos visitantes e turistas, este restaurante constitui-se como uma mais valia para toda esta região, preenchendo uma lacuna na oferta de Qualidade na gastronomia senense.

E esta é apenas a primeira fase de um projecto maior que "ameaça" ultrapassar outras barreiras gastronómicas e de conforto em toda a região serrana da nossa encosta.

Desejo-lhe, naturalmente, as maiores felicidades.

Portugal é isto

E nunca funcionará por causa disto

Seia e Gouveia são casos de estudo


Seia e Gouveia seriam casos de estudo se alguém se preocupasse com o fenómeno da morte imediata do interior. 
Com políticas antagónicas, Seia e Gouveia obtiveram exactamente os mesmos resultados.
Gouveia passou os últimos anos em festas e feiras e festarolas permanentes para, em 2013, se encontrar mais pobre e mais despovoada que nunca. 

Já em Seia se conseguiu fazer exactamente o contrário e o resultado foi precisamente o mesmo.
 
Portanto a discussão do momento no Interior deveria ser esta: é preferível passar 12 anos em festa para acabarmos cada vez menos e mais pobres ou, pelo contrário, será preferível não fazer absolutamente nada e acabarmos igualmente menos e mais pobres?

Análise política - Seia #3

As primeiras imagens em grandes formatos dos candidatos finalmente apareceram.

O PS apostou numa sede num edifício novo, por estrear, no coração da Cidade. Envolto em polémicas antigas a escolha foi arrojada. Mas já lá está, com a imagem de FIlipe Camelo em todas as montras na procura de uma legitimidade e de uma força que uma lojeca numa rua secundária não conferiria.

Já o PAF - Partido de Albano Figueiredo (ver a minha última análise) - optou pela via dos outdoors.
Nestes outdoors mal se descortinam os símbolos da coligação que o apoia e menos se encontra a cor laranja do PSD. Símbolo e cor foram banidos de quase todos os outdoors dos candidatos laranja por esse país fora. Numa evidente tentativa de descolagem do partido menos popular de sempre. O que se torna estranho, já que a imagem da coligação aparecerá sempre no boletim de voto, exibindo os símbolos que agora parece se pretenderem esconder.

E se os símbolos são pequenos os outdoors são grandes. Três de 8 metros em Seia e vários mais pequenos espalhados pelas rotundas. Uns prometem ligar o semáforo verde ao desenvolvimento e outros uma promoção turística a sério. E ainda um, mais prosaico, promete baixar o preço da água. 
Prometesse ele baixar o preço do vinho e posso garantir que pelo menos em termos virais teria muito mais sucesso.

Detenhamo-nos neste. 
A promessa de baixar a água é tão absurda como o foi a promoção de Seia a que assistimos hoje na RTP1. Ambas são nulas em termos de eficácia e absurdas em termos de promessas.
A água é a mais pequena parcela da factura. Quem paga 17 euros de factura não paga mais de 1.7 euros de água. O resto são taxas conexas que chegam a representar quase 90% da factura de água e saneamento. Se o candidato baixar a água em 10%, a factura baixará realmente em apenas 1%. Mas mesmo esse 1% a CMS terá que o pagar às Águas Zêzere e Côa a quem a CMS já hoje paga mais do que recebe dos munícipes. 
Ou seja: teriam que ser sempre os senenses a pagar esse diferencial. De uma maneira ou de outra.
Como - felizmente - há cada vez menos gente estúpida, promessas de baixar a água em 1% reais são tão estranhas como o cérebro de quem as cogitou.

O PS não tem outdoors ainda. Há-de tê-los, tal como AF há-de ter sede. Mas nem uns nem outros revelam quando nem onde.

Finalmente AF inaugurou o seu site oficial. Começou com pouca coisa mas entretanto está a ser actualizado. Traz um pequeno filme em que, em 2 ou 3 minutos, consegue referir, por 2 vezes, que é professor universitário. Correntes pesadíssimas das quais não se liberta. Um "snobismo" pelo menos aparente que certamente lhe será muito prejucial senão mortal, mesmo.

Happenigs: O PAF foi a S. Romão ao arraial. Um magote grande. Mas, chegados lá, não conseguem entabular conversa com o povo, à excepção do sr Avelino e pouco mais. 
Há aqui uma espécie de distanciamento natural que cai como um manto surdo onde quer que apareçam. AF não conhece ninguém. O seu director de campanha ainda consegue conhecer menos. A coisa só por milagre poderia funcionar minimamente. E milagres já os não há desde 1917. 
Seria preciso um descontentamento gigantesco relativamente ao actual executivo para que uma lista de "snob people" que apenas conversa entre si, e se faz fotografar em grupo hermético sem rigorosamente mais ninguém nas poucas festas a que vai, pudesse receber transferências do PS. 
Isso não existe. 
Descontentamento há, claro, mas mesmo assim os senenses preferem claramente falar com Filipe Camelo do que com a "corte" hermética do PAF.

E portanto, mesmo com o flop que foi a transmissão televisiva de hoje sobre Seia, Filipe Camelo continua a ter todas as condições para se passear por estas eleições como se de um passatempo se tratasse. Os outdoors tudo o que conseguem fazer é dar dinheiro a quem os produz e irritar alguns socialistas mais radicais. O que é eleitoralmente negativo porque vai fazer tocar a reunir as hostes que, em parte, já estariam a pensar abster-se.
O PAF não aprendeu nada com a campanha de Nuno Vaz. Quanto mais grandiosidade e snobismo, pior.
Não aprendeu porque não andou lá. Nem nessa, nem na anterior. Nem nesta última. Nem em nenhuma. AF desistiu sempre antes da pré-campanha. Ameaçou rasgar o cartão quando o não quiseram.  Devolveu o cartão quando o não quiseram outra vez. Tomou o Porta da Estrela. E continuaram a não o querer. É muita derrota "política".
Até que por fim toma o "partido" (de 11 militantes) gerido por quem nem a cotas tinha em dia.  Uma história de faca e alguidar como muitas.

Por isto o PSD não ganha em Seia. Expliquei no PE as razões logo após as eleições de 2005.
8 anos depois, os pecados são os mesmos. Os vícios são os mesmos. As peias são as mesmas.
Muita distanciação ao povo, muito nariz empinado, muita snobice.

Se deixassem Caetano concorrer não tenho dúvida nenhuma que se bateria mano a mano com Filipe Camelo. Mas no PSD não há isso. Ninguém quer que o PSD ganhe. Querem é ELES ganhar.

O povo já não liga pêva a posters e a outdoors e estes podem ser até prejudiciais, como acredito que pelo menos alguns do PAF o serão.  Para além de serem uma grande perda de dinheiro dos contribuintes sem qualquer retorno reprodutivo.  Algo de que o próprio AF acusa o actual executivo a toda a hora.

E agora ia desenvolver outro assunto e denunciar um mentiroso que subitamente caiu aqui em Seia de pára-quedas e pretende à força toda ser eleito para qualquer coisa. Mas, a conselho do meu filho, que já é jurista também, fico-me por aqui - e por agora - na esperança que o Karma faça a sua obrigação. E que os mentirosos chico-espertos pára-quedistas - que na sua terra não são ninguém mas acham que vão acabar por reinar em Terra de cegos - sejam rapidamente desmascarados. E já estão a ser...


Até para a semana.
JT