7.24.2013

Análise aos discursos de apresentação pública dos candidatos à CMS

1 - Da forma da comunicação e da galvanização.


Nestas coisas da política a primeira impressão é a que vale.
Os discursos de A Figueiredo e de F Camelo foram por mim gravados e colocados nas páginas do facebook do Noticias de Seia: www.facebook.com/noticiasdeseia  
e do Notícias de Seia Semanário:  www.facebook.com/noticiasdeseia.semanario  - e ainda no meu blog:  www.joaotilly.blogspot.com - onde foram visualizados por 915 e 896 pessoas, respectivamente, no momento em que escrevo.
Podem ser revisitados e revistos dezenas de vezes nestes sítios.

Mas o que conta verdadeiramente é a primeira impressão. Se à segunda vez descobrimos coisas que não tínhamos percebido à primeira, há erro de comunicação. Do emissor.

Foi o que não aconteceu com Albano Figueiredo. Falou devagar. Pausadamente - até demais por vezes - mas percebeu-se rigorosamente tudo o que quis dizer.

No que se refere à galvanização da plateia é que foi pior. Praticamente zero galvanização. Também é verdade que a sua plateia, constituída por altos dignitários do PSD, CDS e até um secretário do estado não facilitou a fluência e o à vontade. Mas a escolha foi sua. Todos aqueles convidados VIP não lhe trarão voto nenhum nem popularidade nenhuma. Pelo menos que ficassem energizados...
Mas é nítido que o candidato não percebe isso. Lá terá tido alguma intenção em convidar aquela gente. Mas isso nitidamente inibiu-o.
Não houve qualquer galvanização em 52 minutos. Foi interrompido apenas 2 vezes e logo no inicio e nada mais, O seu discurso também não é propício a arrancar aplausos. Albano não domina a técnica da retórica eleitoral. Não sobe o tom nos momentos fortes. As pausas também não são adequadas. Bem o tentou por 2 ou 3 vezes mas as coisas não correram de feição.

Nesse aspecto Filipe Camelo esteve melhor. Falou menos tempo mas debitou muito mais informação. Talvez 5 vezes mais.
E, embora também não fosse arrebatante, ajudado pelo público que espelhava muito mais o estratificado social do concelho que a plateia vip do seu rival, várias vezes foi interrompido em aplausos. Galvanização de 50%.

Mas perdeu por debitar um discurso longo e de forma monocórdica e apressada. Não separando claramente uns assuntos dos outros, sem pausas, deixando a nítida sensação que estava ali a despejar o assunto e pronto. Não se lhe detectou nem de perto nem de longe a alegria e o empenho de André Figueiredo, por exemplo. Era notório que ele não estava ali com alegria. Estava visivelmente cansado - a que não terá sido alheia a agenda dos 2 dias anteriores -  e a cumprir um dever. E, nesse aspecto, a forma do discurso foi muito inferior ao seu conteúdo.

Foi interrompido bastantes vezes embora nada tivesse feito para isso. Mas o povo queria aplaudir, queria participar na festa, ao contrário da plateia circunspecta do candidato do PSD que parecia estar ali, com toda a formalidade, a apreciar um espectáculo de ópera.

No entanto, A Figueiredo teve o mérito de ler apenas os tópicos, desenvolvendo cada um em improviso (lento)  enquanto F Camelo leu tudo de enfiada, mal tendo tempo de levantar os olhos para a plateia.

Da percepção: se percebi tudo o que Albano disse, não percebi metade do que Filipe debitou a contra-relógio. Muitos conceitos, muitas frases complexas, muita interligação de assuntos que ele sistematizou no papel mas não conseguiu transmitir com clareza oralmente, dada a velocidade e a falta de entoação da comunicação.
Portanto: na percepção e no à vontade, apesar de tudo, ganhou Albano.
Na galvanização da plateia ganhou Filipe

2 - Dos conteúdos:

A Figueiredo foi assertivo fazendo várias perguntas ao executivo. Utilizou a técnica da pergunta directa em vez da denúncia: onde está esta promessa? Onde está aquela? Onde está aqueloutra? Lembrando em muito a campanha de Nuno Vaz.
Não sendo brilhante, a técnica funciona. Seria dada a muitas interrupções, em situações normais, mas  que não aconteceram.

F Camelo usou metade do discurso a defender-se das críticas feitas 2 dias antes. Atirou com uma lista interminável de realizações da CM, embora boa parte delas passe perfeitamente ao lado da maioria da população. Respondeu ainda a algumas criticas directamente: a dívida colossal, o mercado de S. Romão, os passeios de Paranhos, as instalações da MRG. Mas deixou outras sem resposta. A condição da rede viária, o IMI máximo do país, o preço da água (aflorou apenas ao de leve) e o CISE, por exemplo.

A Figueiredo numa segunda parte do seu discurso apresenta um programa em linhas gerais. E como a primeira impressão é a que manda, apesar de ele ter falado em muitas outras coisas - como a atracção de investimento custe o que custar, agarrar todas as oportunidades e tudo o que está sistematizado no  vídeo - a verdade é que o que ficou ali, naquele momento como pedras de toque foram 3 coisas:
1 - A CMS não tem liderança.
2 - A Figueiredo aposta fortemente na dinamização turística da região
3 - O programa das festas

1 - A Figueiredo acusa durante todo o seu discurso, a espaços, o actual executivo de ter falta de liderança. Não está só nessa análise. Na sua ânsia de delegar, F Camelo não exporta uma imagem de líder, como Eduardo Brito, por exemplo. Mas isso são estilos pessoais. Não é obrigatório que o presidente tenha imagem exterior de líder se o for, de facto, dentro de portas. Há quem considere que sim e quem considere que não. É como tudo.
2 - Depois, o turismo. A Figueiredo aposta fortemente - e diria mesmo especialmente - na divulgação turística do nosso concelho. Como uma prioridade.
Algo que não acontece, pelo menos de forma visível, com este executivo.
3 - E remata com aquilo que já se chama "O programa das festas". Um anúncio calendarizado de grandes eventos que ocorrerão praticamente todos os meses. Que imediatamente se constituiu um motivo de chacota, por parte da oposição, embora eu não concorde. A Figueiredo tinha que se demarcar do actual executivo que ele acusa de marásmico. Assim sendo, A Figueiredo teria que dar sinais claros em sentido contrário - no sentido da dinâmica e do "mexer" com a Cidade. Foi o que fez. Provavelmente não necessitaria entrar em tal nível de detalhe, mas tinha que mostrar a diferença de alguma forma.
A oposição apenas terá considerado ridículo o detalhe, porque as ideias - pelo menos a acreditar no discurso de Filipe Camelo - são aceitáveis, embora em "regime de outsourcing".

A Figueiredo termina de forma eleitoralmente trivial, prometendo baixar o preço da água (e taxas conexas) e requalificar a estrada de Sta Marinha à qual o ligam laços nostálgicos e familiares. A sua escola primária e os seus pais. Não foi grande tirada. Antes pelo contrário.

F Camelo desenrola uma série interminável de obras que é impossivel enumerar. Como referi, a maior parte delas não arrancarão de quem as ouve mais que um encolher de ombros. O povo nem nunca ouviu falar disso nem quer ouvir agora. Conceitos tão distantes da população como a plateia vip do Hotel Camelo.
Para além de responder, a espaços, a A Figueiredo, não se esquece de lhe enviar o recado sacramental: que deixe a cadeira e a cidade onde vive para visitar Seia. Mas não só em períodos eleitorais.

E tudo se resume, na minha opinião, a isto. F Camelo desfere um golpe que pode ser mortal à candidatura opositora ao aconselhá-lo a vir a Seia sem ser em campanha.
A Figueiredo por certo bem sabia que essa seria a bomba atómica da campanha socialista mas surpreendentemente não desenvolveu ainda armas para a combater. O que terá que fazer urgentemente.

Por seu lado, A Figueiredo acusa repetidamente F Camelo de não ter liderança e deixar as coisas correrem aparentemente sem rumo. Também aqui a defesa de F Camelo não foi peremptória a desmentir cabalmente esse cenário.

Ambas as candidaturas terão que trabalhar essas duas pedras no sapato. Que são mais rochas do que pedras...

O discurso "presidencial" de F Camelo - afirmando a sua candidatura suprapartidária e recebendo todos, mesmo os que simpatizam com outros partidos - pretende obviamente captar o eleitorado de direita que não se revê num candidato que não reside em Seia há quase 30 anos e portanto que não conhece de lado nenhum.

Por seu lado, A Figueiredo faz perguntas pertinentes às quais F Camelo não responde (CISE, preço da água, rede viária) ou responde culpando o governo (instalações da MRG, acessibilidades, CLDS, União de freguesias, extinção de 200 Empresas Municipais).

Filipe Camelo fala de 1 milhão de coisas no seu discurso. É verdade. Mas elas não "passaram" à plateia. Por isso é praticamente como se as não tivesse dito. O povo não vai ouvir o seu discurso 2 e 3 vezes.

Portanto, feitas as contas, o resultado técnico é este:

Forma e percepção: ganha AF - 1
Galvanização: ganha FC - 1
Conteúdo - Empate (FC com muito mais conteúdo, mas pouco perceptível)
Ataques e defesas:
Ataque AF - 2 (liderança? obra feita?)
Defesa FC - 1  (longa lista de trabalhos efectuados, embora muitos deles sem impacto. Não se defende do ataque sobre falta de liderança)
Ataque FC - 1 (candidato forasteiro)
Defesa AF - 0 (vem a Seia amiúde e acompanha o concelho. Não colhe)


Resultado técnico: A Figueiredo - 3   x    F Camelo - 3

Mas não posso encerrar sem considerar um último ponto:

3 - A adesão popular - popularidade real e virtual.

1 - De facto, apesar de ambos os convites terem sido dirigidos a toda a população, a verdade é que Albano Figueiredo não esperava muito mais de 200 pessoas, dado o espaço escolhido, onde mais não caberiam. Por seu lado, Filipe Camelo juntou mais de 600 pessoas sem ter anunciado que havia comes e bebes.

2 - Quanto à representatividade da amostra, o elitismo da plateia de A Figueiredo está muito distante de representar a população concelhia. Já a de Filipe Camelo, se a não representava perfeitamente andou lá perto. Desde industriais (incluindo Fernando Gouveia), a advogados, professores, quadros médios, funcionários públicos, até ao chamado povão, havia de tudo.

3 - As redes sociais. A Figueiredo possui, há um mês, uma página no facebook que, apesar de ter sido promovida (paga) durante pelo menos uma semana, apenas conseguiu chegar aos 239 gostos (likes=seguidores). O que - não se pode esconder - representa um grande flop. Por comparação, veja-se as nossas páginas Noticias de Seia e Notícias de Seia Semanário que, no mesmo período e sem terem sido financeiramente promovidas, registam 1319 Gostos e 1459 amigos.
F Camelo, para além da sua página antiga, com cerca de 5.000 amigos, tem uma nova página pessoal dedicada à sua candidatura onde regista quase 1500 amigos.

É esta popularidade que faz a diferença, na minha opinião, mais do que a esgrima técnica entre os dois.
Por fim,
4 - F Camelo tem, na sua página de candidatura, todos os 4 discursos em vídeo que foram proferidos no lançamento da sua campanha. Podem ser vistos e revistos por quem quiser. Os conteúdos estão lá todos.
A Figueiredo tem apenas 85 fotos do lançamento da sua candidatura. Nenhum conteúdo, nem sequer na forma escrita, se pode encontrar na sua página.

Entretanto, o Notícias de Seia publicou o vídeo do seu discurso que já foi visto na íntegra por 280 pessoas e parcialmente por 915. Mas não no site de A Figueiredo. No nosso. No do Notícias da Serra.

Portanto, quem visitar a página de A Figueiredo fica a nada saber sobre as suas ideias e o seu projecto.
Por comparação de visualizações (=interesse) o vídeo de F Camelo tem as mesmas visualizações embora tenha menos 2 dias de publicação e o de André Figueiredo tem quase o dobro. Tornou-se o vídeo mais viral seguido do de Tenreiro Patrocínio. Só depois vêm os vídeos dos candidatos.
O que também seria motivo para outras análises que não esta.

Resumo do parâmetro "popularidade":
Nitidamente Filipe Camelo é muitíssimo mais popular do que A Figueiredo. 
De modo que este  tem uma tarefa hercúlea para vencer e pouco tempo para o fazer.

Mas nada é impossível.
Está tudo em aberto.