12.11.2012

Nesta peça está representada toda a nossa portugalidade




A impunidade, a ineficácia policial a par da auto-promoção das chefias, as mentiras descaradas que essas chefias dizem nas tvs para manter o cidadão alienado, as cunhas, o medo impregnado nos cidadãos, as informações confidenciais que são passadas - quase sempre falsas e inventadas - e, acima de tudo, a avassaladora estupidez instalada nas instituições deste país, muito bem aproveitada pelas redes criminosas de imigrantes do leste.
Esta peça televisiva é um caso de estudo.

Os meus comentários estão nas notas.

1 - As chefias da PJ disseram nas tvs pela voz de um inspector bastante afectado que se tinha desmantelado a rede que assaltava os multibancos. Que eram 12 criminosos do leste e que tinham assaltado centenas - repito: centenas de caixas. Mas tinham finalmente sido presos. Claro que era mentira e logo no dia seguinte os assaltos continuaram.
2 - Esta mulherzinha personifica o que de mais medroso tem o povo português. Defende a polícia ineficaz com unhas e dentes. "Graças a Deus" não apanharam os assaltantes mas deram-lhe todo o apoio. É a mesma coisa.
3 - A PJ apareceu às 5 da manhã logo após o assalto. Aqui na minha Terra aparece ao meio dia e as lojas ficam desde as 5 até essa hora a serem guardadas pela GNR durante a madrugada. Mas ali apareceu na hora!!! Devia andar na ronda...
Bem mas afinal não era bem a PJ. Era o vizinho que é da PJ. Mas isso é a mesma coisa.
4 - A mulherzinha estimou quanto dinheiro havia na caixa. Sabia ao certo quantas gavetas tem e que tinha sido carregada há pouco tempo. Quem lho disse? Não se sabe. Alguém...
5 - O marido ficou em casa a salvo enquanto ela saiu para a rua para o meio do assalto e do perigo às 5 da manhã. Ela e o vizinho que é da PJ. O marido, a salvo em casa, viu os 3 encapuçados a colocarem as 2 malas de dinheiro no carro. E que o carro era um Honda ou um Audi de alta cilindrada. A mulher estava na rua sujeita a levar um tiro.
6 - A mulher sabe que passados 5 minutos o carro dos assaltantes passou na portagem de Cascais!!! Não se sabe como é que ela o sabe, mas disse-o. Ou ela é medium ou foi a PJ que lho disse. Ou seja: o seu amigo vizinho que é da PJ. O que é a mesma coisa.
7 - A caixa multibanco já tinha sido alvo de tentativa de assalto mas ela e e o vizinho que é da PJ conseguiram evitar o assalto!...
8 - Está à espera que o seguro lhe pague este ataque por vandalismo - que é uma das cláusulas a que os seguros recorrem para fugir ao pagamento das indemnizações. Para além disso não foi a sua loja o objecto do assalto. Foi a caixa multibanco que foi assaltada e essa não lhe pertence. Ou seja: o seguro ou o banco só lhe pagam se quiserem.
9 - No meio de todo este avassalador somatório de ignorância misturada com aventuras e informações policiais a mulher dá Graças a Deus pela polícia que temos.

Isto tem ou não matéria para um tese de doutoramento em Portugalidade?

Até porque a rede já tinha sido desmantelada aqui: