4.08.2006

Por uma Angola livre do despotismo de José Eduardo dos Santos





«Por uma Angola livre e não humilhada.
Numa Angola que não será liderada por José Eduardo dos Santos e o seu séquito. Contra os portugueses que continuam a insistir em partilhar a mesma mesa com homens de Angola; homens que vilependeiam Angola e a destróiem.»

José Eduardo Agualusa escreveu na Pública de 11/1/2004, a seguinte crónica:
«A POLÍTICA REAL DOS CASAMENTOS»


Na generalidade dos países a classe política divide-se entre o governo, os apoiantes do governo e a oposição. Em Angola não existem apoiantes do governo. Aliás, a bem dizer, nem sequer existe um governo. Todo o mundo está na oposição. A oposição critica os ministros e o Presidente. Os ministros criticam-se uns aos outros publicamente e, em privado, criticam o Presidente. O Presidente critica a oposição, critica os governadores, critica os ministros todos. Também não há aquilo a que noutros países se chama Estado. Num gesto de extraordinária clarividência política José Eduardo dos Santos tratou, ao longo destes últimos anos, de extinguir o Estado. Em lugar das instituições do Estado existem hoje uma série de prósperas empresas privadas, nas áreas da educação, higiene, comunicação, saúde e segurança, ligadas ao Presidente, à família presidencial, designadamente à Primeira Filha, ou a pessoas da sua maior confiança. Não havendo Estado fica o país protegido desse mal tão comum a sul do equador - os Golpes de Estado. Foi, estou em crer, um golpe de génio.

Li atentamente alguns dos artigos que apareceram na imprensa portuguesa criticando, ou apoiando, o primeiro-ministro Durão Barroso por ter aceite abrilhantar, em Luanda, o casamento de uma das filhas de José Eduardo dos Santos. Vários articulistas manifestaram a sua indignação pelo facto de um presidente de esquerda desperdiçar tanto dinheiro numa cerimónia de casamento, quando, em Angola, milhares de pessoas sofrem com fome. Este qualificativo, "de esquerda", há-de ter irritado Eduardo dos Santos mais do que a fome alheia. Caramba!, ele deu-se ao trabalho de organizar aquele faustoso casamento, trazendo de Lisboa todo o jet-set português (seja lá o que isso for) precisamente para se demarcar da esquerda. Erros da juventude. O primeiro-ministro Durão Barroso sabe bem do que falo. É verdade que a bandeira angolana, ainda em vigor, apesar do parlamento ter já aprovado uma outra, exibe símbolos, digamos, comunistas. Mas isso é puramente uma questão de amor à moda, é fashion - soviet chic. Também se diz que se a nova bandeira ainda não tremula ao vento, nos edifícios públicos, é porque se torna cada vez mais difícil distinguir os edifícios públicos dos privados.

Já o director do Expresso, José António Saraiva, entendeu apoiar o primeiro-ministro português. Na opinião de Saraiva o importante é que Portugal mantenha boas relações com Angola, país com o qual terá muito a lucrar num futuro próximo, e a forte amizade que liga Durão Barroso a José Eduardo dos Santos é a melhor garantia de que esse futuro de bons negócios está assegurado. O director do Expresso só lamenta que o Presidente angolano não tenha mais filhas em idade de casar - e já agora, acrescento eu, dispostas a unirem-se a cidadãos portugueses. É todo um original projecto político que aqui está desenhado. George Bush, por exemplo, teria feito melhor em casar a sua filha com um dos filhos de Saddam Hussein. Evitava-se o derramamento de sangue, bem como todos os custos políticos e económicos resultantes de uma guerra em larga escala, e assegurava-se na mesma o acesso ao petróleo iraquiano.

Se José António Saraiva lesse o Expresso saberia que existe em Luanda uma aguerrida imprensa independente. Se lesse essa imprensa saberia que o casamento da filha de José Eduardo dos Santos foi muito mal recebido pela generalidade dos angolanos. Acreditará José António Saraiva que é possível a Portugal manter boas relações com Angola, a longo prazo, desrespeitando e humilhando os angolanos?

Mais tarde ou mais cedo haverá eleições em Angola. O partido no poder não tem já forças para contrariar o processo de democratização. Enfrenta, por um lado, o renascimento da sociedade civil. Confronta-se, por outro, com as correntes renovadoras dentro do seu próprio seio, e se é certo que estas ainda se mostram muito frágeis, também me parece óbvio que começam a perder o medo. Até lá - às eleições - muita coisa pode ainda acontecer. Em democracia nada é certo. Os amigos de Durão Barroso, por exemplo, podem perder o poder.

Salvo uma ou outra honrosa excepção os dirigentes políticos portugueses não gozam em Angola de grande respeito. Nunca souberam dar-se ao respeito. A impressão que os angolanos têm, e que artigos como os de José António Saraiva reforçam, é que os dirigentes e empresários portugueses estão apenas interessados em bons negócios. A isso não se chama amizade.»