10.12.2005

A Cruz




























Quem é que a há-de carregar nos próximos 4 anos?

Curiosidades eleitorais:
Em Seia ganha quem está no poder na altura das eleições

1 - No Concelho de Guterres - Fundão - o PSD ganha novamente com maior maioria do que o PS ganhou em Seia. 64.3% contra 24.39% do PS.
A freguesia onde Guterres nasceu - Donas - que já foi socialista, é hoje esmagadoramente Social Democrata.
Porque será?
Será que são clientes do Mini Preço?

2 - Já em Seia não é assim: o padrão em Seia repetiu-se em todo o lado: ganhou quem estava no poder na altura das eleições.
O PSD manteve as freguesias onde já tinha ganho (Girabolhos e Lages) e também aí aumentou a margem. Sem campanha eleitoral nenhuma. Perderia a Teixeira (o presidente já se tinha passado para o PS) e perdeu Sandomil onde os elementos do PSD se passaram, há meses, para o PS com a esfarrapada capa de independentes. Mas pegou. Ganha quem lá está - é o lema do concelho.
A única excepção foi Tourais que se ganhou apenas por 3 votos. O antigo presidente não andou a carregar eleitores residentes fora do concelho... e naturalmente, perdeu.
Em Vila Cova, Sazes e Vide só não aconteceu o mesmo porque quem lá está há muitos anos sabe muito...
3 - O padrão repete-se com maior curiosidade em Loriga. Ganhou quem lá estava, como em todo o lado mas, apesar de ter ganho o PS, no executivo não há nenhum socialista. Mas também não se pense que se trata dos chamados "independentes" socialistas, não!
O Presidente sempre foi conotado com o PSD, o nr 2 é militante (de cartão) do PSD e o terceiro é conotado (segundo lá se diz, que eu não o conheço pessoalmente) com o CDS!
Portanto o que se conclui em Loriga é o mesmo que se conclui em todo o concelho: o povo vota em quem já lá estava, independentemente das suas convicções partidárias e dos partidos pelos quais dão a cara.

Adivinhas

Qual é o país, qual é ele...?
Onde um cidadão de 81 anos, depois de ter cumprido 10 anos de mandato como Presidente da República e de ter estado 10 anos a viver disso, decide candidatar-se novamente, com aquela idade, passando por cima de um amigo de longa data?
Qual é o país, qual é ele...?
Onde três candidatos autárquicos com fortes probabilidades de vencer estão indiciados por processos fraudulentos e uma outra candidata apesar de ter mandado de prisão emitido, e depois de foragida no Brasil durante ano e meio, volta e não é presa e tem toda a cidade a aguardá-la tal qual D.Sebastião?
Qual é o país, qual é ele...?
Onde o único galardoado (vivo) com um prémio Nobel vive no país vizinho?
Qual é o país, qual é ele...?
De onde é oriundo o que é considerado o melhor treinador de futebol da actualidade, e cujo seleccionador nacional é estrangeiro?
Qual é o país, qual é ele...?
Onde o maior sucesso nacional do ano é um disco de originais de um músico que morreu há quinze anos?
Qual é o país, qual é ele...?
Onde os dois guarda-redes da selecção nacional são suplentes de dois guarda-redes nos respectivos clubes?
Qual é o país, qual é ele...?
Onde o nome da mascote do principal evento desportivo alguma vez organizado começa por uma letra (k) que não faz parte do seu alfabeto?
Qual é o país, qual é ele?