11.15.2003

HOSPITAL DE SEIA

O Executivo da Comissão Concelhia de Seia do PCP acaba de difundir a seguinte mensagem, que podem encontrar no fórum do PE, a propósito de mais uma promessa não cumprida do sr Ministro da Saúde - a da visita anunciada ao velho Hospital de Seia, intitulada

HOSPITAL DE SEIA
Uma Grande Falta de Vergonha


Bem: Não há dúvida que esta guerra do Hospital de Seia é antiga. Uns acusam os outros, na prova mais que provada que todos tiveram culpa no cartório.
Uns mais do que outros?
E o que é que isso interessa, agora?
Houve incapacidade de criar um "lobby" de pressão cuja voz chegasse a Lisboa.
Que chegasse mesmo à Guarda, pelos vistos.
Mas aqui ninguém se pode pôr de fora, apontando o dedo a outrem.
O PS fez pouco, no tempo de Guterres, mas esta pretensão já é anterior, já vem desde o tempo de Cavaco, ou estamos esquecidos?
Portanto: o PSD de Seia não o conseguiu, o PS também não (quando podiam), e agora, com um governo adverso e sendo esta a única Câmara PS no distrito - tirando a da Guarda - mal se compreende que Eduardo Brito consiga, em ambiente hostil, o que ninguém conseguiu aquando "em família".
Resta o consolo de verificar que o homem, ao contrário do que muitos o acusam, não se cala...

Pode ser que os vença pelo cansaço.

Requintes de malvadez...

Os calceteiros que andaram toda a semana a mudar os paralelos daquela ruela ridícula que liga o Borges à fonte das 4 bicas (Dr António Mello Senna Motta Veiga?- este nome é maior que a rua...), e por causa dessas obras esteve a mesma fechada ao trânsito durante 1 - semana - 1, conseguiram deixar ficar um triangulozito de não mais que meio metro quadrado, mesmo ao centro, por calcetar, com as pedras alinhadinhas ao lado... tipo Lego para miúdos de 3 anos.
Hoje foi Sábado e amanhã é Domingo e a rua continuará interrompida até segunda-feira à hora de almoço, na melhor das previsões...
Agora: ninguém acredita no trânsito que aquela quelha tem, de manhã e ao fim de almoço.
Durante o resto do dia também não há 15 segundos que não passe ali um carro.
Todo este trânsito - milhares de carros durante uma semana inteira - esteve a engrossar a única alternativa a quem ali passava: Largo Marques da Silva, Tribunal e Praça da República.
Mais de 1 km de bichas permanentes, porque a quelha de 50 metros não conseguiu ser calcetada em ... uma semana inteira!

É obra!!!

A Serra está mais perto do Alentejo do que se poderia, à primeira vista, supor.

Entrada de Amandio Melo actualizada

As notas biográficas sobre Amandio Melo foram actualizadas (com uma foto dele a cumprimentar Álvaro Cunhal).
Logo a seguir, várias fotos inéditas (ou quase) da infância e juventude de Álvaro Cunhal.

Vale a pena ver



Paulo Portas e Nossa Senhora

Eu acho que Portugal, na crise do Prestige,
foi ajudado por decisões firmes e foi muito ajudado por aquilo que eu, que sou crente, acho que foi uma intervenção de Nossa Senhora.

Paulo Portas

Sabendo que foi a Galiza a grande vítima do derramamento do crude do navio Prestige, somos levado a concluir que os galegos, em vez de culparem as suas autoridades pela inépcia na prevenção da catástrofe, deveriam antes apontar o dedo ao seu Santo protector, Santiago de Compostela, por não ter conseguido combater as forças de N. Senhora.

Assim, aproveitando esta cinergia, talvez fosse bom que quem nos governa se lembrasse de pedir uma ajudinha as estes poderes sobrenaturais para que póssamos (como diz a TVI) superar a crise instalada.
Ainda por cima esta ajuda, que é eficaz e gratuita, dispensaria com vantagem a existência de tantos assessores, normalmente bastante mal pagos, que enxameiam os gabinetes de Ministros e Secretários de Estado.

Aqui deixo algumas sugestões:

Para assessorar o Ministro Bagão Félix, no apoio ao cada vez maior número de desempregados, a convocação da Nossa Senhora dos Aflitos.
Para consolar os contribuintes que não conseguem fugir aos impostos da Ministra Ferreira Leite, a contribuição da Nossa Senhora das Lágrimas.
Para trabalhar com o Ministro da Saúde no que diz respeito aos doentes em lista de espera, a Nossa Senhora das Dores.
E os bons ofícios da Nossa Senhora dos Remédios seriam imprescindíveis no sucesso da implementação dos medicamentos genéricos, contra o Dark Side of the Force (Ordem dos médicos).

Mas não é só a Nossa Senhora a quem podemos, portuguesmente, recorrer:
Estou convencido que São Cristóvão seria de grande utilidade a assessorar a Prevenção Rodoviária Portuguesa e até o nosso Presidente da República, que tanto tem lutado para manter os centros de decisão económicos nas mãos dos portugueses (em vez de irem progressivamente parar às mãos dos espanhóis), teria certamente mais sucesso neste combate se fosse auxiliado por outro Jorge como ele, neste caso o Santo.
Pois não é verdade que foi S. Jorge quem auxiliou o nosso D. Nuno Álvares Pereira a derrotar os castelhanos na Batalha de Aljubarrota?

E se reportarmos esta "tale" para o "shire", conhecido que é o sportinguismo de Sampaio, também não é verdade que foi o grande S. Jorge quem conseguiu vencer o Dragão?



Texto original: Lúcio (Radio Pax), com pós-produção da casa.

Ainda sobre Cunhal, Pacheco Pereira e Jornadas Históricas

Em 3 de Março de 2002, escrevia eu em desabafo a Durão Barroso uma carta da qual extraio apenas este parágrafo:

O produto do mecanismo estupidificante massivo e continuado das
televisões e do jornalismo em geral - o povão profundo- vai perdendo
a noção da sua idiotice auto e hetero construída e vai progressivamente esquecendo a inibição natural própria da sua manifesta ignorância e consequentemente invadindo a sua área de influência - o povão que o rodeia - de forma directa e interveniente, qual praga paulatinamente alastradora, manifestando cada vez mais o orgulho que essa imensa ignorância lhe confere.
Depois do orgulho gay, exibe-se agora o orgulho da miséria intelectual,
da mediocridade diariamente incentivada e já institucionalizada,
e o supremo orgulho do analfabetismo convicto do povo português.


Ontem, numa das minhas aulas de matemática do 9º ano de escolaridade - a escolaridade obrigatória, em Portugal - inadvertidamente falei em Pacheco Pereira, a propósito de se encontrar em Seia, por via das VI Jornadas Históricas.
Fez-se silêncio.
- Não sabem quem é Pacheco Pereira?
Silêncio.
Vira-se uma aluna:
- Eu sei. É aquele do Sporting.
Silêncio.
Expectativa geral, para se saber se ele é mesmo o gajo do Sporting ou se a colega se terá enganado no clube.
Se eu dissesse que é do Benfica, por exemplo, a algazarra imediata seria ensurdecedora, e a colega seria ridicularizada até ao tutano.

Calei-me e perguntei se sabiam, ao menos, quem foi Álvaro Cunhal - que morou aqui em Seia até aos 11 anos de idade.
Silêncio.
E sobre a ditadura, a democracia, o 25 de abril....
Um aluno disse:
- Já ouvi falar disso.

Eu perguntei (porque tinha essa ideia) se por acaso a ditadura militar, o estado novo, Salazar e a recente história portuguesa não fazia parte do programa de História do 9º ano.

Responderam todos à uma:
- Ainda estamos a dar a matéria do 8º que não acabámos o ano passado.

Pedi o livro de História deste ano (o 9º) e vi que efectivamente todos os assuntos que referi se encontravam no plano curricular.

Não vi foi uma única menção a Álvaro Cunhal nem ao PCP.

Os putos são broncos e têm razão.

INEM: Falcons para o Kuwait, ambulâncias podres para a IP5

Um Falcon do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) partiu sexta-feira à noite para o Kuwait, com escala em Palermo (Itália), para recolher a jornalista Maria João Ruela.

Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

(É das tais portugaladas que não se conseguem comentar, porra!).

ACABARAM-SE AS LIGAÇÕES AÉREAS REGULARES COM O KUWAIT, queres tu ver???

Tem que lá ir um jacto de propósito buscar a rapariga....
Com um médico, 2 enfermeiras e 3 delegados de propaganda médica, cada um de seu laboratório?

Ai, valha-nos Deus!

"O resgate de Carlos Raleiras é patrocinado por Sonasol tripla-acção"

Saddek Al Hassam é quem vai receber o papel.

Este árabe entrou directamente para o top 10 dos meus pensadores favoritos.
Tem escritório montado em Bassorá, foi dado à TSF o nr do seu telefone, e é ele quem vai receber o dinheiro do resgate do jornalista português.
Só assim e mais nada.
Nas barbas das tropas americanas, alguém lhe entregará o saco; ele recebe-o e depois concerteza até os levará ao encontro do jornalista, para poderem todos beber um caneco de comemoração do negócio.

Allah é grande e dólares há muitos, palerma!
Não se esqueçam de entrevistar o homem para o Caras Notícias.